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Estudantes do CCTE desenvolvem aplicativos mobile do Redu

O Redu mantém uma colaboração estreita com o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional [ccte] e nos últimos dois anos o grupo tem trabalhado na concepção de aplicações que apoiam a aprendizagem em diversas modalidades de ensino.
No caso, mais especificamente voltado para plataformas e dispositivos móveis.

A primeira aplicação que saiu do papel, e está disponível no loja Google Play, foi concebida a partir do conceito de distância transacional [app]. O projeto começou com o trabalho de graduação de Hugo Lima [tg], como o tempo de realização de um trabalho de conclusão de curso é curto, ele apenas teve tempo para definir os requisitos do sistema, trabalhou com a abordagem de design de interação e fez uma boa revisão da literatura sobre o fenômeno da distância transacional. A partir dessa revisão, ele criou os primeiros protótipos de baixa fidelidade da aplicação. Na ocasião desejava-se conceber um serviço via celular para aproximar alunos e professores.

Ao final de seu trabalho, o Hugo Lima teve a oportunidade de apresentar seus resultados para dois outros colegas que estavam interessados em implementar a solução, Paulo Octávio, aluno concluinte do curso de Ciência da Computação, e Horácio Cavalcanti, aluno fera do mesmo curso.

Os dois alunos desenvolveram a aplicação e, para tal, utilizaram boa parte da documentação da API do Redu [api], interagiram com a equipe de desenvolvimento do Redu e juntos criaram o primeiro aplicativo para Android que permite a comunicação de dúvidas e sua elucidação.

Alunos de mestrado do mesmo grupo de pesquisa estão preparando um estudo em escola pública para analisar a prática docente e os efeitos da mudança dessa prática no desempenho dos alunos.

A aplicação (App)

A aplicação acessa a plataforma Redu a partir de sua API e trás para o celular a apresentação o conteúdo de cada mural que o usuário participa.

 possível acompanhar e participar dos diálogos entre professores e alunos, navegar no mural pessoal e dos colegas. Além disso, a aplicação permite visualizar os comentários organizados em torno dos materiais nas disciplinas.

Dessa forma, os alunos podem ainda ganhar tempo para tomar conhecimento das atividades, evitando acumular tarefas e os professores podem acompanhar as trocas de seus alunos sobre os temas de aulas.

Após a autenticação segura, mediante a identificação de um nome de usuário e uma senha, o usuário pode navegar no espaço de conversações que o mural constitui a partir da participação dos membros de um curso.

Se o usuário participa de vários cursos, ele poderá visualização todos eles. Ao selecionar um nome de disciplina específica, o conteúdo do mural será ‘filtrado’ e poderá concentrar-se nos diálogos em questão. A qualquer momento ele pode reagir respondendo aos diálogos que acompanhar. Nas telas abaixo, vemos respectivamente o mural do usuário, a tela para comentar ou pedir ajuda no mural e por último o mural de uma disciplina.

Link para download do app em: http://ow.ly/k5guF

Tire suas dúvidas sobre autenticação, registro e documentação da API em:

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