Fóruns: com estímulos e convergentes

Estava a pouco interagindo com uma colega que criava um ambiente para congregar pesquisadores e simpatizantes do uso de tecnologia no ensino. A colega criava módulos e falava no mural desse módulo. Ela tentava encontrar algo familiar como um ambiente de fórum em um ambiente virtual de ensino, no formato típico, separado em uma seção, no qual as pessoas contribuem. Nada, não achava!

Dai percebi que o Redu promoveu mais uma surpresa. De fato, existe um mural na tela inicial e sempre que um material é coloca num módulo uma nova instância de fórum é criado.

Os fóruns no Redu existe associados dos materiais. De outra forma, os fóruns no Redu são criados com um estímulo. Quando falo assim, pense em uma forma de entrevista na qual apresentamos um produto para o entrevistado e ele fala sobre o mesmo. O produto é o estímulo. No caso, os materiais são os estímulos dos fóruns. Esses materiais podem ser vídeos, textos, PDF, imagens, enfim, diversos tipos de mídias.

Cada materia possui uma instância de fórum com o estímulo do material acima dele. Os fóruns aparentam murais de uma rede social.

  • Um exemplo de mural abaixo de um material pode ser visto no AVA Redu em: http://goo.gl/zw2sk

Os conteúdos dos fóruns em cada um dos materiais são integrados em aparecem no mural da disciplina.

  • Um exemplo de mural de disciplina pode ser visto em: http://goo.gl/fSgeG

Se você tem várias disciplinas em vários cursos, todos os fóruns convergem e são apresentados na sua pagina inicial. Isso te permite acompanhar muitos alunos em uma só página.

Experimente criar um curso, com algumas disciplinas e colocar pelo menos um material em cada disciplina. Convide alguns amigos para avaliar com você e compartilhe depois o efeito que é a convergência das trocas em vários fóruns.

Isso vai evitar muitas idas e vindas da um fórum para outro. Vai simplificar em muito a tarefa de professores e tutores para avaliar a participação de cada um dos alunos. Afinal, todas as contribuições vão estar em uma única página!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here