Sobre o redu – parte 2

blog do redu

O Redu evolui a cada dia. Neste post apresentamos um panorama do conjunto de resultados que a plataforma tem oferecido. Agradeço pelo interesse e nos colocamos à disposição: [email protected]

O que é o Redu

Trata-se de um ambiente de colaboração para professores e alunos que permite criar situações de aprendizagem por meio da Internet e de dispositivos móveis. O Redu é um serviço de plataforma de aprendizagem nas nuvens; uma tendência na área de tecnologia educacional. Ela está disponível em https://www.redu.com.br/. Este mês o Redu atinge mais de 20.000 usuários cadastrados após seu lançamento no mês de maio de 2012. Os usuários são de todos os níveis, incluindo escolas do ensino médio e superior. O Redu apresenta-se como uma solução para ordenar e resignificar a comunicação e a prática educativa entre pais, alunos, professores e instituição promovendo a criação de uma comunidade integrada para promover o crescimentos dos jovens.

Livro apresentando o Redu

Recentemente editei um livro com explicações bem precisas sobre métodos e técnicas de ensino:

GOMES, A. S. ; ROLIM, A. L. S. ; SILVA, W. M. . Educar com o Redu. 1. ed. Recife: Editora universitária da UFPE, 2012. v. 1. 104p .

Este livro é distribuído gratuitamente na internet no site: http://educarcom.redu.com.br/

O livro apresenta os conceitos do ambiente Redu para educadores, exemplificando como novas e poderosas situações de ensino mediadas por tecnologia podem ser criadas. Participaram conosco da elaboração do livro pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Ciência da Computação e Educação da UFPE. O livro está disponível em PDF no endereço http://educarcom.redu.com.br/. Este apresenta o ambiente virtual de aprendizagem Redu como uma evolução das tecnologias educacionais, tendo como base conceitos de teorias de aprendizagem, colaboração e prática de ensino. Agradeceria se pudesse fazer chegar estes materiais ao maior número de Educadores.

Central de Ajuda

Outra fonte de informações sobre o Redu é a Central de Ajuda da plataforma. Nela estão compiladas as perguntas e repostas mais frequentes sobre o uso da mesma, em: http://ajuda.redu.com.br/.

Comunidade de aprendizagem

Todos os usuários do Redu fazem parte de uma enorme comunidade de usuários, também conhecida como MOOC (do inglês, Massive open online courses). Esse MOOC fica em https://www.redu.com.br/ava-redu/cursos/ensino-e-aprendizagem-com-o-redu.

Objetos de aprendizagem

Há uma coleção de aproximadamente 800 objetos de aprendizagem disponível em  http://aplicativos.redu.com.br/ Esses materiais podem ser facilmente inseridos em ambientes de ensino e comunicado aos alunos. Novos objetos são incorporados todos os dias.

Estudos empíricos

Realizamos alguns estudos com o uso do Redu, em particular estudando a relação aluno aluno e aluno professor:

Resultado de pesquisa sobre a prática docente com o Redu: http://goo.gl/mC41L

Resultado de pesquisa sobre atuação de alunos no Redu: http://goo.gl/1aUep

Resultado sobre o comportamento de autorregulação: http://goo.gl/uhik3

Inovação e pesquisa

O Redu mantém uma estreita colaboração com o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional: http://www.cin.ufpe.br/~ccte/

Experiência do professor com o Redu

A formação inicial para uso da plataforma passou-se muito bem. Desde a primeira experiência até chegarem a colaborar discutindo materiais, não demorou mais de 25 minutos! Portanto, não precisamos nos preocupar com eventuais dificuldades relativas ao uso da plataforma. Recentemente em uma formação de professores de música, curso de extensão promovido pelo Departamento de Música da UFPE: http://goo.gl/ZyNDq.

Aplicação Mobile

Recentemente concluímos a codificação de uma aplicação mobile que estende a experiência de usuários da rede social educativo REDU: https://www.redu.com.br/ O processo de criação inicial com este trabalho: http://goo.gl/BNXSE

SANTOS H. L. Design de Interação para Distância Transacional por Dispositivos Móveis, Monografia de conclusão de curso, Centro de Informática da UFPE, 2011. A aplicação está no Google Play em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.redumobile. Quem desejar usar o código para criar outras aplicações de mobile learning, podem dispor do código em: https://github.com/pauloodd/Redu-Mobile. A documentação da API do REDU encontra-se em: http://developers.redu.com.br/.

Formação de professores

Logo que o usuário faz seu cadastro, há um tour virtual à disposição que mostra as principais partes da interface. Recomendo experimentar. Na parte inferior direita da interface há uma forma de interação direta com a equipe de suporte. A opção chama-se ‘Deixe seu recado para nós!’. Essa parte é conhecida como oráculo do Redu, pois ela responde qualquer dúvida.

Cursos abertos :: MOOC

Recentemente o Professor João Mattar realizou um curso aberto com a plataforma Redu para formar professores. Aproximadamente 5100 pessoas participam da formação. O que me chamou a atenção no caso foi o grau de aceitação da mesma pelo público. O curso está fazendo tanto sucesso que foi notícia:

CBN, com o Gilberto Dimenstein: http://goo.gl/Vpgl

Folha de São Paulo: http://goo.gl/YdyuD

Provir: http://goo.gl/9A3DM

Catraca Livre: http://goo.gl/nJHbM

Startups: http://goo.gl/8YQjc

Materiais

Organizamos abaixo vídeos, textos e apresentações sobre o Redu:

Palestra no Dia Internacional da Usabilidade: http://goo.gl/adKlf

Texto explicando o Redu para Educadores: http://goo.gl/2hDO8

Artigo publicado no XXII SBIE: http://goo.gl/ibcMZ

Capítulo do livro Hipertexto e Cibercultura com o Pierre Levy: http://goo.gl/QdCCl

Palestra no lançamento do livro: http://goo.gl/gdEHN

Vídeo com depoimentos de alunos e professores de uma escola pública: http://goo.gl/XiAuB

Página no Facebook: http://goo.gl/qgypV

Blog do Redu: http://blog.redu.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here