Inesperadas e profícuas interações
Alguns colegas inovam e usam wikis. Poucos investem em usar plataformas de ensino nos cursos presenciais.
Comecei a usar o Redu no primeiro semestre de 2011. Este ano duas das minhas disciplinas já estavam prontas. Eu não tinha reparado uma possibilidade muito interessante. Sempre reclamamos da falta de tempo para cooperar com colegas de outras disciplinas e mesmo de outras faculdades. Acontece que quando os cursos de uma instituição são criados, os alunos podem acompanhar os diálogos de uma disciplina que está matriculado e de outras do mesmo curso. Esta semana, estava ministrando uma aula na turma da graduação e ao citar um conceito, uma aluna me lembrou: _’Foi o mesmo exemplo que você citou na turma do mestrado?’. Eu surpreso confirmei, e feliz fiquei. Hora, um esforço de interagir com uma turma gerou resultados em outra!
Melhor que do falar sobre o que acontece em outra disciplina, que está acontecendo isso ou aquilo outro, é os alunos poderem acompanhar.
Mas não ficamos só por ai. Numa das disciplinas, convidamos três colegas para ministra uma das aulas para os alunos. Foi muito bom, e melhor ainda quando os colegas entraram no ambiente e começaram a orientar os alunos da minha disciplina. Muito interessante o resultado. Hoje em uma das disciplinas da graduação somos quatro professores a dialogar com a turma. Uma nova surpresa.
Enquanto não conseguimos conceber um modelo de ensino que transforme a prática docente de uma forma radical, o uso do Redu já permitiu quebrar as barreiras dos horários e das salas permitindo uma colaboração muito franca, produtiva e eficiente entre colegas, numa perspectiva interdisciplinar.
Recomendo!