Blog

Sobre o Redu

O Redu mantém estreita cooperação com o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais, da UFPE. Diversos alunos desenvolvem projetos de pesquisa em implicam na realização de formações e coleta de dados do uso do Redu por professores e alunos. Esta semana ficamos muito emocionados ao receber do mestrando Ricardo Correa, do CIn, UFPE, um relato do que está acontecendo na EREM Olinto Victor, a partir da formação dos professores. Reproduzimos abaixo este comovente depoimento:

Professor, tem sido gratificante trabalhar  na implantação do REDU no Olinto. É muito bom ver que aquele sentimento de “nada funciona”, que a maioria dos professores das escolas públicas têm, e que eles tinham, ser quebrado por eles mesmo. Hoje e Ontem fiquei com 8 professores ( de Matemática, História,Química,  Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Empreendedorismo, Física e   Direitos Humanos) e eles estavam contagiantes com a utilização do REDU e com a recepção de seus alunos com relação ao usa da tecnologia em suas disciplinas. Hoje temos quase 90% dos professores participando.

Os alunos estão motivados, e ajudando os professores na elaboração das disciplinas. A participação dos alunos do 2º e 3 º  está chagando a quase 100%, hoje mesmo os alunos do 3º ano estavam emprestando o tablet para que os alunos do 2º ano pudessem acessar o redu, pois nem todos possuem.

Vi um aluno merendando com tablet do lado conectado ao redu, postando uma mensagem ajudando a professora a colocar a apresentação na área de material de apoio, outros estavam resolvendo um exercício que o professor tinha postado.

Os outros professores do primeiro e nono ano, foram contagiados e estão ansiosos para poderem ensinar no segundo ou terceiro ano e assim usar o REDU também.

A gestora, Juliana, está muito feliz em ver os professores motivados com essa atividade, pois como ela mesmo disse “os professores antigamente rejeitavam, não aceitavam e nem estavam acostumados com novidades”.

A falta de interesse que me  fazia desacreditar que daria certo alguma ação naquela escola, hoje deu lugar a satisfação ao ver professores e alunos empenhados em usar uma tecnologia para deixar o aprendizado mais agradável e colaborativo.

Minha primeira ida a turma do 3º ano e minha ultima hoje, me deixou muito feliz com a empolgação dos alunos em querer usar,conhecer, saber como surgiu, dando sugestões para que o redu melhorasse.

Está sendo muito gratificante participar da coleta por lá, temos o total apoio dos alunos, professores, administradores e gestores daquela escola, que apesar de toda limitação de infraestrutura está acreditando que a tecnologia pode ajudar a tornar o aprendizado mais completo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo